top of page

Lima: O que fazer na Capital do Peru

  • vanessapnlima
  • 10 de dez. de 2024
  • 8 min de leitura

Atualizado: 30 de dez. de 2024

Lima geralmente acaba sendo só uma passagem para as dezenas de milhares de turistas que vão até Cusco, Machu Picchu, ou outros lugares do Peru.

Apesar disso, Lima vale a parada, acreditem! Separem pelo menos 2 dias para conhecer a capital do país.

Lima é nublada, mas é florida, é caótica, mas traz uma vibe boa, tem trânsito, mas não é difícil de se deslocar para os pontos turísticos. E ainda tem a cereja do bolo: tem uma das melhores gastronomias do mundo, fácil!

Neste roteiro de o que fazer me LIMA, vou compartilhar todas as dicas para aproveitar Lima ao máximo, passando por atrações imperdíveis como o Centro Histórico, a orla de Miraflores, o bairro boêmio de Barranco e as incríveis Ilhas Palomino. Tudo isso com sugestões de deslocamento e experiências gastronômicas.








Vem ver mais de Lima nesse vídeo!!

Deslocamentos e Dinheiro

Chegar ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez é tranquilo, mas o trânsito de Lima pode ser desafiador. Para sair do aeroporto, recomendo táxis oficiais ou aplicativos como Uber, que funcionam bem na cidade. Atenção: o Uber não pode parar na porta do desembarque, mas o motorista te encontrará no estacionamento.

Não saquei dinheiro no aeroporto. Utilizei o cartão WISE para a maioria dos pagamentos, o que foi muito prático. Para gastos menores, como gorjetas, ingressos e comida de rua, ter dinheiro em mãos é essencial. Caixas eletrônicos são fáceis de encontrar, mas para evitar taxas, recomendo o MULTIRED, o único que testamos e não cobrou taxas.

💵 Conta em Dólar: Abra uma Conta Grátis na WISE

Onde Ficar em Lima

A maioria dos turistas se hospeda no bairro de Miraflores, e essa também é minha recomendação.Miraflores combina segurança, ótima infraestrutura e proximidade com as principais atrações. Além disso, oferece vistas incríveis da orla e está perto dos melhores restaurantes.

Ficamos no NEREO ROOMS, localizado em frente ao Parque do Amor. A hospedagem era simples, mas excelente: café da manhã preparado na hora, quartos limpos e com aquecedor, e estrutura nova.

👉 Reserve aqui sua estadia no Nereo Rooms (Reservando pelo link, você apoia o blog sem custo extra!)

O que fazer em Lima?

Dia 01: Explorando Miraflores e Barranco

1. SHOPPING LARCOMAR

Chegamos em Miraflores por volta das 10h, fizemos check-in e fomos direto almoçar no Shopping Larcomar, um dos pontos turísticos mais famosos de Lima.

O Larcomar é um shopping a céu aberto, localizado em um penhasco com vista para o Oceano Pacífico. A vista de lá é realmente impressionante, então vale a passagem nem que seja para apreciar a vista!

A estrutura do shopping é moderna, e além de lojas tradicionais, tem vários cafés e restaurantes. Nós escolhemos esse shopping para almoçar porque eu queria muito ir no TANTA, um restaurante de comida tradicional peruana do renomado chef Gaston Arcurio.

Gaston Arcurio é considerado um dos embaixadores da culinária peruana, e possui vários restaurantes, tanto em Lima quanto em Cusco. Escolhi o TANTA porque é um preço mais acessível dos restaurantes dele e foi A MELHOR COMIDA que comi em toda a viagem ao Peru, então fica a recomendação!!

O preço não é dos mais baratos, mas gira em torno de 60 a 75 reais o prato, então pela comida que oferecem, achei bem justo. E a comida estava impecável!


2. MALECÓN DE MIRAFLORES E PARQUE DO AMOR

Após o almoço, passeamos pela orla de Miraflores, que é cheia de parques e vistas espetaculares. Acreditem se quiser, estava um lindo dia de sol !

A orla é composta por uma série de parques e mirantes conhecidos como Malecón de Miraflores. O Malecón se estende por 5 km e possui 15 parques ao longo do percurso, cada um para um propósito — quadras poliesportivas, pista de skate, espaço para leitura, caminhada, etc. Dá pra fazer ele todo caminhando e ir aproveitando o dia pela região!

Os destaques do Malecón são: o Parque do Amor, famoso por sua estátua “El Beso” do famoso artista Victor Delfin, e pelos mosaicos coloridos que lembram o Parque Güell de Gaudí em Barcelona.

O Parapuerto de Miraflores, que é para quem ama aventura, já que é de onde saem os saltos de parapente. Custa 240 soles o vôo de 10 minutinhos. Mesmo se não voar, vale assistir algum corajoso fazendo.

Farol de La Marina: Um marco fotogênico, perfeito para uma pausa enquanto aprecia a vista do oceano.

Parque Chino: é um novo ponto cultural e turístico de Miraflores, feito pela Câmara Municipal para celebrar a contribuição da cultura chinesa em Lima, que é realmente muito importante. Inclusive, viajando pelo Peru, ficamos impressionados com a influência cultural chinesa por lá!

3. BAIRRO BARRANCO

De Miraflores, pegamos um Uber até o bairro de Barranco, o bairro boêmio e artístico de Lima.

Começamos com um sorvete delicioso na Speciale, uma sorveteria artesanal muito elogiada, com sabores bem típicos do Peru.

Depois, exploramos o bairro: passeamos pela famosa Ponte dos Suspiros, que dizem que você tem que passar por ela prendendo a respiração e fazer um pedido, que se conseguir segurar o fôlego, ele vai se realizar. Por que não tenta né?! (emoticon)

Depois fomos explorando o bairro, admirando as artes de ruas, a charmosa Igrejinha, as feiras de artesanato e galerias, e caminhando pela Bajada de Baños, uma ruazinha estreita que te leva até o Mirante de Barranco.

No domingo tem também uma feirinha a partir de 12h00, que dizem ser bem legal.

Como não podia deixar de lado, os bares e restaurantes são parte da atração do bairro de Barranco, já que é considerado o bairro boêmio da cidade. Algumas sugestões de bares da região para finalizar o dia:

  • Ayahuasca: um bar instalado em uma mansão colonial, com drinks que misturam sabores peruanos.

  • Isolina: restaurante com pratos típicos da culinária peruana.

  • Barranco Beer Company: perfeito para os amantes de cervejas artesanais.

  • El Muelle: mais no estilo boteco, com preços mais em conta e comida gostosa, mas fecha por volta de 19h00


Dia 2: Ilhas Palomino, Centro Histórico e Circuito Mágico das Águas

4. Ilhas Palomino

Após o café da manhã no hotel, seguimos de Uber até o porto de Callao para um passeio incrível às Ilhas Palomino, com a empresa Mar Adentro. O passeio custou $56 por pessoa e incluiu a oportunidade de nadar com leões-marinhos!

Esse passeio é uma ótima opção para quem não quer fazer o passeio de dia inteiro para as lhas Ballestas.

O passeio passa, na verdade, por um conjunto de 4 pequenas ilhas na encosta de Lima, com avistamento de aves, pinguins, e explicações da história de exploração das ilhas e da história militar, até chegar às Ilhas Palomino, conhecida pela grande população de leões marinhos.

No barco, você tem a opção de colocar uma roupa de neoprene e pular na água gelaaaaada do Pacífico para nadar com os leões marinhos, e é uma experiência impressionante! A água é gelada mesmo em Outubro, quando fomos, que não é mais inverno, mas ainda assim dá para acostumar e aproveitar o passeio.

Pra quem enjoa em barco, recomendo tomar um remédio antes porque o barco balança muito quando entra em mar aberto.

Foi um dos passeios que mais gostamos no Peru, então fica a dica para incluir no passeio de Lima!

Após o passeio, almoçamos no restaurante El Mirador, em Punta Callao, com vista para o mar, em uma área que é considerada um balneário para os moradores de Lima.

5. CENTRO HISTÓRICO DE LIMA

À tarde, fizemos um free walking tour (aqueles passeios a pé com um guia credenciado, que você dá uma gorjeta no final- então não é bem gratuito) pelo Centro Histórico de Lima.

Também dá para fazer por conta própria, é claro! Algumas atrações para conhecer no Centro Histórico:

  • Plaza Mayor de Lima (Praça das Armas): A Plaza Mayor é o coração do Centro Histórico e o ponto de partida ideal. Cercada por edifícios históricos, como o Palácio do Governo, a Catedral de Lima e o Palácio Municipal, a praça encanta por sua arquitetura colonial. Às vezes, ocorrem cerimônias oficiais e troca de guarda no Palácio do Governo (verifique os horários).


  • Catedral de Lima e Museu de Arte Religiosa: A Catedral de Lima é um dos principais símbolos da cidade, com arquitetura grandiosa e um interior repleto de detalhes barrocos. No local, estão os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro.

    Horários: Segunda a sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 13h.

    Preço: Entrada S/ 15 (adulto), S/ 5 (crianças e estudantes).

  • Convento de San Francisco e Catacumbas: esse convento é uma das atrações mais fascinantes do Centro Histórico. Além da bela arquitetura, o local abriga uma biblioteca antiga e as famosas catacumbas, onde milhares de ossos humanos estão dispostos de maneira organizada.

    Horários: Diariamente, das 9h às 20h.

    Preço: Entrada S/ 15 (adulto) e S/ 5 (estudantes).

    Dica: O tour guiado, incluído no ingresso, é altamente recomendado para entender a história do lugar.


  • Casa Aliaga: Construída em 1535, a Casa Aliaga é considerada a residência mais antiga da América, ainda habitada pela mesma família.

  • Passeio pelas Varandas Coloniais: Lima é conhecida como a "Cidade dos Reis", e as famosas varandas de madeira entalhada são uma marca registrada do Centro Histórico. As mais bonitas estão nos arredores da Plaza Mayor e do Palácio Torre Tagle.

  • Parque de la Muralha: é um parque no Centro Histórico onde fica o que sobrou das antigas muralhas que circundavam a cidade de Lima no período colonial. As muralhas foram construídas no Século XVII para proteger a Ciudad de los Reyes, como era chamada Lima na época de supostos ataques de piratas, corsários e da própria coroa espanhola que ainda dominava a região.


6. CIRCUITO MÁGICO DAS ÁGUAS

Fechamos o dia no Parque de la Reserva, famoso pelo Circuito Mágico das Águas. O ingresso custa 5 soles e pode ser comprado na hora.

O parque conta com 13 fontes de água, algumas com apresentações de luzes, outras interativas, e no final, um show na principal fonte do percurso, que conta a história do Peru através das projeções nas fontes iluminadas. É um espetáculo e saí de lá maravilhada!

Se estiver com fome, termine o dia na hamburgueria La Lucha, que é um sanguchería bem tradicional em Lima e tem sanduíches bem diferentes e deliciosos. Tem uma bem no Parque Kennedy, em Miraflores.

SE TIVER MAIS DIAS EM LIMA:

Se você tiver mais dias em Lima, há muitas outras atrações para visitar. Aqui estão algumas sugestões:

1. Museu Larco

Um dos museus mais impressionantes da América do Sul, o Museu Larco é famoso por seu acervo que conta a história das civilizações pré-colombianas do Peru.

  • Horário: Aberto diariamente, das 10h às 19h.

  • Preço: Entrada S/ 35 (adulto), S/ 17 (estudantes e idosos).

  • Dica: Aproveite o café do museu, que fica em um lindo jardim, para fazer uma pausa.


2. Huaca Pucllana

Esse sítio arqueológico, localizado em pleno bairro de Miraflores, é um antigo centro cerimonial da cultura Lima.

  • Horário: Aberto de quarta a segunda, das 9h às 17h. À noite, há visitas guiadas e um restaurante no local com vista para as ruínas.

  • Preço: Entrada S/ 15 (adulto), S/ 8 (estudantes).

  • Dica: Combine a visita com um almoço ou jantar no restaurante Huaca Pucllana.


3. Circuito de Praias de Costa Verde

A Costa Verde é ideal para quem gosta de atividades ao ar livre. Além de Miraflores, explore outras praias próximas, como a Praia de Punta Hermosa (mais ao sul, popular entre surfistas) ou Praia La Pampilla (para ver o pôr do sol).

4. Mercado Surquillo

Para uma experiência mais autêntica, visite o Mercado Surquillo, em Miraflores. Este mercado é uma explosão de cores, sabores e aromas, com produtos frescos, temperos e comidas típicas peruanas.

  • Horário: Diariamente, das 7h às 18h.

  • Dica: Prove frutas locais, como lúcuma e chirimoya, e compre temperos típicos para levar como souvenir.


5. Tour Gastronômico

Lima é um paraíso para os amantes de gastronomia. Se tiver mais tempo, aproveite para fazer um tour culinário e aprender a preparar pratos típicos, como ceviche e pisco sour.

                              Planeje sua viagem!

🎟️ Ingressos para Atrações ImperdíveisAdquira ingressos para as principais atrações turísticas e experiências exclusivas. Aproveite a praticidade de comprar online!Compre agora seus ingressos


📱 Fique Conectado em ViagemCompre seu chip de celular ainda no Brasil e esteja sempre conectado, sem surpresas com custos de roaming!Adquira seu chip internacional

🛡️ Seguro Viagem: Proteção TotalCuide da sua saúde durante a viagem! Faça uma cotação de seguro viagem e viaje tranquilo.Contrate seu seguro viagem agora

💵 Conta em Dólar: Sem Taxas SurpresaAbra sua conta grátis na WISE e faça transações internacionais com segurança e sem taxas altas.Abra sua conta na WISE

🚗 Aluguel de Carro: Viaje com ConfortoReserve seu carro de aluguel com a Rentcars e aproveite as melhores opções para sua viagem.Alugue seu carro com a Rentcars


 
 
 

Comments


Siga-me no instagram

Sobre mim

Screenshot_3.png

Oi, pessoal! Sou a Vanessa, mineirinha de Belo Horizonte, e apaixonada por viagens. Ao longo dos anos, descobri que viajar é muito mais do que um hobby—é parte de quem eu sou. Foi assim que nasceu o Nessa Viagem, um projeto que transformou minha paixão em profissão! Aqui, ofereço serviços de consultoria de viagens e roteiros personalizados, mas também criei este espaço para inspirar e ajudar vocês a construírem suas próprias histórias pelo mundo. Seja nas redes sociais ou aqui no blog, espero que o Nessa Viagem se torne o seu grande companheiro de viagens!

Assine a newsletter

Email enviado!

  • Instagram
  • Whatsapp
  • Youtube
bottom of page